Exagerado de Cazuza (1985)


Uma música quase que mundialmente conhecida, quando toca espalha amor e alvoroço. Assim é a canção ‘Exagerado’ cantada pela voz do rebelde Cazuza e que em 2015 completa 30 anos.  Escrita pelo próprio Cazuza e em parceria com Leoni ela é um símbolo da história do Cazuza. Na verdade era um poema, que foi cortado e assim transformado em uma canção.

‘Exagerado’ foi à música faixa-título de seu primeiro álbum solo, antes o cantor fazia parte da banda Barão Vermelho que também lançou grandes sucessos. A música Exagerado não apenas mostrou o talento do poeta, como também se tornou uma marca registrada do eterno músico, ainda lembrado por todos nós.


Sucesso de Exagerado


A música Exagerado que literalmente ‘estourou’ na década de 80 fez muito sucesso. Em uma época onde as pessoas buscavam a liberdade, expressando as suas vontades, a canção trouxe voz aqueles
que estavam em silêncio. Seus refrões como ‘Por você eu largo tudo’ logo mostrava a finitude que era viver uma vida desregrada espalhando e vivendo intensamente o amor.

Não existe uma explicação exata de como foi à composição de exagerado. Se mostra em versos o que era a vida de Cazuza que antes de se tornar cantor tentou a vida como fotógrafo, ator ou ainda, se realmente estes versos mostram e definem o Cazuza como um exagerado pela vida. Em uma entrevista para a apresentadora Geisa Herrera, na extinta Rádio Nacional FM do Rio de Janeiro, Cazuza disse o seguinte sobre a música:

“O exagerado é uma música que marcou muito a minha carreira, foi a música que assim que sai do Barão vermelho. Foi o meu primeiro trabalho depois do Barão e até hoje as pessoas me gritam na rua “O exagerado”, e virou meio um apelido meu. E o Cazuza e o exagerado ficou uma coisa muito próxima uma da outra. E de repente virou um apelido mesmo. Eu sou o rei do apelido, né. Tem gente que me chama de Caju, outros de me chamam de Cazuza. Meu nome é Agenor


Você sabia?


  •  Em 2015 foi gravada uma nova versão para a música Exagerado. Quem fez a produção musical foi Liminha. Tem a presença com teclado e programações de Kassin. Ainda há a bateria e pandeirola de João Barone (Paralamas do Sucesso) e guitarras por Dado Villa Lobos (ex-Legião Urbana) e a voz original claro, de Cazuza.
  • A canção Exagerado não foi único sucesso de Cazuza. Depois do lançamento da música ele produziu mais quatro discos em sua fase solo;
  • A música ‘Exagerado’ foi lançada em novembro de 1985, mas no mesmo disco continham sucesso como a canção "Codinome Beija-Flor"


Letra

Exagerado

Cazuza


Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos
Foram traçados na maternidade

Paixão cruel, desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar

E por você eu largo tudo
Vou mendigar, roubar, matar
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

E por você eu largo tudo
Carreira, dinheiro, canudo
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais

Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado

Jogado aos teus pés
Com mil rosas roubadas
Exagerado
Eu adoro um amor inventado

Composição: Cazuza / Ezequiel Neves / Leoni 


Exagerado 3.0 (2015)



Clip Oficial de Exagerado










Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.